Sismo: Abalo 4.9 foi o mais forte na região de Arraiolos dos últimos 58 anos (ACTUALIZADA)

Poucos minutos antes do meio dia, no centro histórico da cidade de Évora sentiu-se um Sismo, que segundo as primeiras informações foi um abalo de 4.9 na escala de Richter. Segundo os dados fornecidos pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o terramoto teve epicentro a cerca de oito quilómetros Norte-Nordeste de Arraiolos.


Fonte dos bombeiros de Arraiolos, citada pela LUSA, o segundo comandante Hugo Ponte diz que "sentiram tudo a abanar" e que estão a receber muitos telefonemas, mas que por enquanto não têm nenhum relatos de danos materiais ou feridos.

Na praça das Portas de Moura, em Évora, muitas pessoas saíram à rua, testemunhou a reportagem de “a defesa”,

Segundo avança a Agência Lusa, o sismo foi sentido em Lisboa, Santarém e outros locais do centro e sul do país. Nas redes sociais, há relatos de que o sismo foi sentido em Lisboa, Santarém e Faro.

De acordo com os registos sísmicos, este é o maior terramoto registado pelo menos desde 17 de dezembro em Portugal.

Este é o sismo mais forte na região de Arraiolos dos últimos 58 anos



Este sismo é o mais forte dos últimos 58 anos na região de Arraiolos, noticiou o Diário de Notícias. Ou seja, é o de maior intensidade desde que se iniciaram ali os registos sísmicos, em 1960 - poderá mesmo ser relativamente a um período mais alargado de tempo, mas não há registos.

Segundo Fernando Carrilho, chefe da divisão de sismologia do IPMA, citado pelo DN, o hipocentro foi a 12 km de profundidade, a Norte de Arraiolos, associado a uma falha orientada de Este para Oeste. Esta falha não está relaciona com as falhas de maior perigosidade sísmica para Portugal continental, que são as da zona de Lisboa e Vale inferior do Tejo e a fronteira das placas da Eurásia e africana, a sul do Algarve.

Três minutos depois do sismo houve uma réplica que atingiu os 2,5 na escala de Richter. Ao todo já houve quatro réplicas, até ao momento - a última às 12.28 e atingiu 1,3 graus de magnitude -, mas nenhuma foi sentida pela população.


(ACTUALIZADA ÀS 15H05)

Comentários