Elvas - MACE: Prolongada a exposição "Uma Coleção = Um Museu | 2007-2017"

Foto: CM-Elvas
A exposição "UMA COLEÇÃO = UM MUSEU | 2007-2017" inaugurada a 8 de julho de 2017 e que comemora os dez anos de existência do Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE), foi prolongada até 31 de março. 

A exposição tem curadoria de João Silvério e reúne uma extensa seleção de trabalhos de mais de 30 artistas representados na Coleção António Cachola, ocupando todo o edifício do MACE e também oito espaços da cidade de Elvas: Auditório São Mateus, Cine-Teatro Municipal de Elvas, Biblioteca Municipal, Mercado Municipal de Elvas - Casa das Barcas, Cisterna, Museu Militar de Elvas, Salão Nobre de "O Elvas" CAD e Paiol de Nossa Senhora da Conceição. 
 
“A exposição pretende dar a ver obras da coleção, que foi a razão essencial para a criação deste museu. A seleção de obras recupera momentos que marcaram esta década, assim como aquisições mais recentes e obras que não integraram até hoje as exposições realizadas no MACE, incluindo instalações trabalhadas com os artistas nos diversos equipamentos da cidade que acolhe o museu”, explica o curador.
“Apresenta obras de artistas de várias gerações, privilegiando a cidade que deu corpo a este museu e sendo assim uma retribuição à comunidade que participou nesta década de arte e cultura descentralizadas”, conclui João Silvério.
Nesta exposição estão representado os artistas: André Cepeda, André Guedes, André Romão, André Sousa, Ângela Ferreira, António Júlio Duarte, Augusto Alves da Silva, Bruno Cidra, Carlos Bunga, Daniel Barroca, Diogo Evangelista, Diogo Pimentão, Gabriela Albergaria, Gil Heitor Cortesão, Igor Jesus, Joana Vasconcelos, João Maria Gusmão e Pedro Paiva, João Queiroz, João Pedro Vale, João Onofre, Jorge Molder, José Pedro Croft, Julião Sarmento, Maria Lusitano, Nuno Cera, Nuno Sousa Vieira, Pedro Barateiro, Pedro Calapez, Pedro Cabrita Reis, Pedro Casqueiro, Priscila Fernandes, Ricardo Leandro & Cesar Engstrom, Rui Calçada Bastos, Rui Chafes, Rui Sanches, Suzanne Themlitz e Vasco Araújo.
Destaque ainda para a atribuição de dez comissões para a criação de trabalhos inéditos a 10 jovens artistas que ainda não estavam representados na coleção, são eles: Ana Santos, Andreia Santana, Claire Santa Coloma, Diana Policarpo, Joana Escoval, Luís Lázaro de Matos, a dupla Mariana Caló e Francisco Queimadela, Mariana Silva, Pedro Marques e Rita Ferreira.
Prosseguindo a visão que destaca a Coleção António Cachola como uma das mais atualizadas e importantes coleções privadas do país, o colecionador celebra a primeira década do museu que acolhe a sua coleção com a atribuição de comissões a artistas com até 35 anos de idade, para a criação de novos trabalhos. A iniciativa é coordenada pela curadora e investigadora Ana Cristina Cachola, que convidou Filipa Oliveira, Curadora do Fórum Eugénio Almeida, e João Laia, Escritor e curador independente, para a seleção dos 10 jovens artistas. Os artistas selecionados vão passar a estar representados na Coleção António Cachola e alguns dos novos trabalhos serão apresentados em exposições do programa 10 Anos MACE.
Para assinalar os 10 Anos da fundação do MACE, a Câmara Municipal de Elvas e a Coleção António Cachola, com a parceria de entidades públicas e privadas, portuguesas e espanholas, como a Fundación Caja Badajoz, Fundação Eugénio Almeida e Galeria Municipal do Porto, promovem um programa comemorativo que estará em curso até 2018. O programa contempla iniciativas temáticas, o lançamento de publicações e projetos expositivos a serem apresentados no MACE, noutros locais da cidade de Elvas, do Alentejo, Estremadura Espanhola e no Porto.
O Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE), instituição com tutela municipal, foi inaugurado em 2007, estando, desde 2015, inserido na Rede Portuguesa de Museus. Instalado num edifício de grande valor patrimonial, numa cidade reconhecida como Património Mundial pela UNESCO, o MACE faz uso do seu posicionamento ibérico estratégico para promover, nacional e internacionalmente, a arte contemporânea portuguesa.

Esta instituição museológica acolhe em depósito a Coleção António Cachola, dedicada, em exclusivo, à produção artística visual portuguesa. Esta coleção, sem balizas disciplinares ou temáticas, conta com mais de 600 obras, dando especial enfoque aos artistas portugueses que começam a produzir na década de 1980, e acompanhando as criações contemporâneas nacionais até aos nossos dias. É considerada uma das mais importantes coleções privadas portuguesas e mantém-se em constante atualização.

Comentários