18 de Março: Concerto da Primavera em Évora


A Eborae Musica - Associação e Conservatório Regional de Évora promove o Concerto da Primavera pela Orquestra de Cordas sob a direção de Luis Rufo no dia 18 de março às 18h00, no Convento dos Remédios, em Évora.

Programa: Sinfonia em Dó M RV 719 de A. Vivaldi (1678 - 1743) - Allegro non troppo, Andante, Presto ; Concerto grosso op.6 nº4 de A. Corelli (1653 - 1713) - Adagio – Allegro, Adagio – Vivace, Allegro (por Violinos: Vasco Rato e André Matias 
Violoncelo: Joana Rosa); Concerto em Sol M para Violoncelo G. 480 de Luigi Boccherini (1743 - 1805) Allegro, Adagio (por Violoncelo: Joana Rosa); Andante festivo op.117a de J. Sibelius (1865 - 1957); Tema e variações op.97 de Glazunov (1865 - 1936) ; Pizzicatti de Leo Delibes (1836 - 1891)

Orquestra de Cordas do Conservatório Regional de Évora – Eborae Musica -  A Orquestra de Cordas do Conservatório Regional de Évora – Eborae Mvsica foi criada durante o ano letivo de 2005/2006, tendo feito a sua primeira apresentação na Audição da Páscoa, no dia 1 de Abril de 2006. Constituída por iniciativa dos alunos e professores de Violino, Luis Rufo e Susana Nogueira, com o objetivo de promover a prática de Conjunto, estabelecer e reforçar as relações de partilha e cooperação a nível musical com reflexos na qualidade de interpretação instrumental. Foi, deste modo, possível estabelecer uma importante relação entre professores e alunos que tornou possível a criação da Orquestra de Cordas, a funcionar regularmente desde o início do ano letivo de 2006/2007. Desde então tem participado em vários concertos em Portugal e Espanha.
Luis Rufo - Iniciou os estudos na Academia de Música Eborense e terminou o Curso Profissional de Violino na Escola Profissional de Música de Évora com Nikolay Lalov. É licenciado em violino - interpretação pela Escola Superior de Música de Lisboa, na classe do professor Gareguine Arouthounian, e profissionalizado para a docência. Frequentou o Mestrado em Violino na Universidade de Évora, na Classe de Valentim Stefanov. Realizou Masterclasses com Ifrah Neaman, Stephen Bull, Massimo Mazzeo, Bertrand Bordeaux, Robert Houlihan entre outros. Tem colaborado com várias orquestras portuguesas, Tem-se apresentado em recitais na formação de Violino e Piano e em agrupamentos de câmara, com os quais realizou concertos em Portugal, Itália e Bulgária.

Este Concerto é organizado pela Associação Eborae Mvsica, estrutura financiada pelo  Ministério da Educação e pelo Ministério da Cultura e é apoiado pela Câmara Municipal de Évora,  Diário do Sul, Antena 2, Rádio Diana, A Defesa, O Registo.

Comentários