Estremoz: Comissões Municipais definem estratégias contra incêndios

No passado dia 9 de março decorreu, no auditório do Parque de Feiras, a reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil e da Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios do concelho de Estremoz, com o objetivo de definir estratégias para o combate a incêndios em 2018.
Foi discutido e aprovado o Plano Operacional Municipal para 2018, que define a estratégia de combate a incêndios no concelho, bem como efetuada uma análise da ação do Serviço Municipal de Proteção Civil em 2017 e as perspectivas para 2018.
Foram ouvidas as três principais entidades, o ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, na prevenção estrutural, a GNR - Guarda Nacional Republicana, com a vigilância e a ANPC - Autoridade Nacional de Proteção Civil com a responsabilidade de combate e supressão. 
No âmbito da Prevenção dos Fogos Florestais e no seguimento de uma proposta do senhor Presidente da Câmara, no que toca à limpeza dos terrenos que integram as faixas de gestão de combustível, foi decidido solicitar ao senhor Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural uma prorrogação do prazo para realizar estas limpezas, por parte dos proprietários, tendo em conta que as condições climatéricas das últimas semanas não têm permitido a execução destes trabalhos. Recorde-se que a legislação estabelece como data limite o dia 15 de março para a limpeza de terrenos particulares na envolvente de habitações.
Depois de serem ouvidas todas as entidades presentes e de ficarem definidas todas as estratégias para 2018, foi ainda planeado um exercício de âmbito distrital, a decorrer no início do próximo mês de abril.

Comentários