20 de Abril: DUODAY – UM DUO, UM DIA – Sensibilização para o emprego para todos

Portugal é um dos 10 países da Europa onde decorre o DUODAY. Esta é uma iniciativa que tem contribuído para a inserção das pessoas com deficiência e/ou incapacidade no mercado de trabalho, envolvendo diversos agentes da comunidade, entidades empregadoras e a rede de profissionais da inserção social na resolução da problemática da inserção profissional destas pessoas, para além de permitir descobrir e valorizar as suas competências e capacidades em diversas áreas profissionais.
O DUODAY consiste na promoção do encontro entre pares de trabalhadores - pessoas com deficiência e/ou incapacidade, em contexto real de trabalho. Esta é uma metodologia que culmina num dia, este ano a 20 de Abril, em que em várias entidades empregadoras, empresas/ associações/ administração pública, recebem as pessoas com deficiência e/ou incapacidade conforme as parcerias estabelecidas segundo os interesses das partes envolvidas.
A primeira edição decorreu em 2017, em Évora e Montemor o Novo, através de uma parceria entre a Marca Associação de Desenvolvimento Local de Montemor-o-Novo e a AVIQ - Agence pour la qualite de vie, um instituto público federal na Bélgica que desenvolve este projeto com resultados muito positivos desde 2013.
Em 2018, o projeto foi vencedor do 2º prémio AGIR da REN, chegando a quatro concelhos Alentejo do Alentejo, Montemor o Novo, Évora, Viana do Alentejo e Vendas Novas. Conta com mais de 50 participantes e 50 entidades empregadoras e 11 entidades parceiras locais: Casa João Cidade, APPACDM Évora, Cercimor e Associação 29 de Abril; com agrupamentos de escolas: Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, Agrupamento Manuel Ferreira Patrício e Agrupamento de escolas nº 4 de Évora e com a colaboração e apoio do NERE, da União de Juntas de Freguesia de Vila, Bispo e Silveiras e da Camara Municipal de Montemor-o-Novo.
O DUODAY aposta em contribuir para a mudança de mentalidades no sentido da inclusão no mercado de trabalho de todos e para clarificar algumas questões relativas ao emprego, principalmente das pessoas com deficiência ou com algum tipo de incapacidade ou limitação.
Registe este nome DUDAY e esta data 20 de ABRIL.

Comentários